
Alopecia
A Alopecia é uma doença que se caracteriza pela redução parcial ou total de pelos ou cabelos, numa determinada zona do nosso corpo. A Alopecia apresenta diversas causas, podendo ter uma evolução progressiva, uma resolução espontânea ou controlada com tratamentos específicos.
Tipos de Alopecia:
- Areata: é causada por fatores autoimunes ou sistema emocional abalado, caracteriza-se pela perda rápida, parcial ou total de pelos numa ou mais áreas do couro cabeludo ou ainda na barba, sobrancelhas, púbis, etc. O renascimento dos pelos pode ocorrer espontaneamente em alguns meses, porém em alguns casos a doença progride, podendo atingir todo o couro cabeludo (alopecia total) ou todo o corpo (alopecia universal);
- Androgenética: é mais frequente nos homens e é causada por fatores genéticos associados à testosterona (hormona sexual masculina)
- Traumática: causada por contusões ou lesões do couro cabeludo
- Medicamentosa: provocada pelos efeitos secundários de alguns medicamentos, como por exemplo os utilizados no cancro
- Seborreica: causada por uma dermatite no couro cabeludo
- Eflúvio: é a causa mais comum de perda de cabelos entre as mulheres, corresponde ao fim do ciclo de vida capilar, tendo várias causas.
A Acupuntura no tratamento da Alopecia
A Acupuntura atua de forma a estimular a circulação folicular. Aqui fica o testemunho de uma mãe que trouxe a filha para fazer tratamento de Acupuntura para a Alopecia, depois de ter recorrido a várias terapias e medicamentos.
Aqui fica o seu testemunho:
“Conheci a Dra. Ana através de uma amiga, quando a medicina convencional já não me dava respostas para o problema de saúde da minha filha. Tem alopecia areata e quando iniciamos os tratamentos estava num estado muito avançado da doença. Aos poucos fomos notando uma melhoria incrível e neste momento, nem 6 meses se passaram e a minha filha tem praticamente todo o cabelo de volta!
A Dra. Ana além de uma excelente profissional é também muito meiguinha e carinhosa e conseguiu transmitir um sentimento de confiança e segurança à minha filha, permitindo iniciar os tratamentos de acupunctura desde cedo.
Obrigada de coração Dra. Ana!”
Diana Fontes
1ª sessão de acupuntura
Após algumas sessões de acupuntura