72016Dez
Alopecia

Alopecia

A Alopecia é uma doença que se caracteriza pela redução parcial ou total de pelos ou cabelos, numa determinada zona do nosso corpo. A Alopecia apresenta diversas causas, podendo ter uma evolução progressiva, uma resolução espontânea ou controlada com tratamentos específicos.

Tipos de Alopecia:

  • Areata: é causada por fatores autoimunes ou sistema emocional abalado, caracteriza-se pela perda rápida, parcial ou total de pelos numa ou mais áreas do couro cabeludo ou ainda na barba, sobrancelhas, púbis, etc. O renascimento dos pelos pode ocorrer espontaneamente em alguns meses, porém em alguns casos a doença progride, podendo atingir todo o couro cabeludo (alopecia total) ou todo o corpo (alopecia universal);
  • Androgenética: é mais frequente nos homens e é causada por fatores genéticos associados à testosterona (hormona sexual masculina)
  • Traumática: causada por contusões ou lesões do couro cabeludo
  • Medicamentosa: provocada pelos efeitos secundários de alguns medicamentos, como por exemplo os utilizados no cancro
  • Seborreica: causada por uma dermatite no couro cabeludo
  • Eflúvio: é a causa mais comum de perda de cabelos entre as mulheres, corresponde ao fim do ciclo de vida capilar, tendo várias causas.

A Acupuntura no tratamento da Alopecia

A Acupuntura atua de forma a estimular a circulação folicular. Aqui fica o testemunho de uma mãe que trouxe a filha para fazer tratamento de Acupuntura para a Alopecia, depois de ter recorrido a várias terapias e medicamentos.

Aqui fica o seu testemunho:

Conheci a Dra. Ana através de uma amiga, quando a medicina convencional já não me dava respostas para o problema de saúde da minha filha. Tem alopecia areata e quando iniciamos os tratamentos estava num estado muito avançado da doença. Aos poucos fomos notando uma melhoria incrível e neste momento, nem 6 meses se passaram e a minha filha tem praticamente todo o cabelo de volta!
A Dra. Ana além de uma excelente profissional é também muito meiguinha e carinhosa e conseguiu transmitir um sentimento de confiança e segurança à minha filha, permitindo iniciar os tratamentos de acupunctura desde cedo.
Obrigada de coração Dra. Ana
!”

Diana Fontes

1ª sessão de acupuntura

IMG_1968IMG_1970

Após algumas sessões de acupuntura

IMG_2179(1) IMG_2180 IMG_2181